CONSIDERAÇÕES SOBRE “O ENIGMA DO OLHAR” – DE ROBERTO QUEIROZ


Por : Carmen Lucia Bezerra Bandeira


A leitura dos textos selecionados por Roberto de Queiroz, para compor este livro, causou-me algumas impressões que passo a compartilhar com os demais leitores.

Inicio com o interesse do autor pelo debate que vem sendo travado ultimamente no universo da educação, sobre a importância do texto literário no processo da formação do leitor. Em relação a isso, importa destacar que Roberto é professor de Língua Portuguesa e trabalha na rede municipal de ensino de Ipojuca.  Assim, ele não só acompanha este debate à distância, mas está, como se diz popularmente, com a mão na massa.

Leia mais...

O HORIZONTE POÉTICO DE LÚCIO MÁRIO...

 

Por : Roberto de Queiroz

 

No dizer do poeta francês Paul Valéry, "poesia é a tentativa de representar ou de restituir, por meio da linguagem articulada, aquelas coisas ou aquela coisa que os gestos, as lágrimas, as carícias, os beijos, os suspiros procuram obscuramente exprimir". E é nesse contexto que, certamente, se encaixa a poesia de Lúcio Mário. Palavreio desse modo porque, no meu entendimento, as coisas (ou a coisa) em comentário tencionam representação nos textos do poeta por meio da articulação da linguagem. De outro modo, isso seria obscuramente possível.

Leia mais...

INCONFIDENTE MINEIRO : ILUSTRAÇÕES & POESIAS

Antuérpio Pettersen Filho nasceu em Belo Horizonte , capital do Estado de Minas Gerais. É um poeta egresso dos tribunais de justiça. Advogado de formação, iniciou sua graduação na Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, vindo a formar-se em Minas Gerais , na Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce. Lançado em abril de 2000, quando dos quinhentos anos do descobrimento, o "Inconfidente Mineiro", livro de poesias, tão somente, ganhou em 2002 uma versão itinerante, na forma de molduras e painéis conjugando a estética, só possível às ilustrações, aglutinada a concretividade métrica dos seus disformes versos, com os quais passou a fazer exposições: Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, abril/2002; Assembléia Legislativa de Minas Gerais, dez/2003; Galeria Mohangara, Gov. Valadares, março/2004; Câmara Municipal de Uberaba, março/2004; Palácio Administrativo Municipal de Uberlândia, março/2004; e, finalmente, a consagração em Ouro Preto , na Fundação de Arte de Ouro Preto, durante as comemorações da Inconfidência Mineira, abril/2004.

Leia mais...

PROCESSO PENAL : O ESTADO NO BANCO DOS RÉUS


Antuérpio Pettersen Filho, bacharel em Direito e Investigador da Polícia Civil, é autor do livro "O Estado no Banco dos Réus", no qual faz minucioso relato do drama em que se envolveu desde o dia 23 de julho de 99, culminando com o assassinato do sargento da PM da Bahia José Valério de Oliveira Netto em 19 de fevereiro de 2001, durante viagem de ônibus de São Mateus para Pedro Canário, no Norte do Estado.

Leia mais...