CARLOS LUCENA : SHOW NO CERIMONIAL INCONFIDENTE MINEIRO DIA 10/09

Por : Release de Carlos Lucena

Apresentando uma poética quase sempre voltada para questões sociais e temas ligados à natureza e sua preservação, a obra de Carlos Lucena(Cacá), que se apresentará no próximo dia 10/09, no Cerimonial Inconfidente Mineiro, em Belo Horizonte,, retrata com delicadeza conflitos da existência humana. Registra em seu trabalho a participação de valores como Lô Borges, Tadeu Franco, Paulinho Pedra Azul, Sérgio Moreira, Pereira da Viola, Fernanda Lucena, Dércio Marques, Mozart Mello e outros. Lançou seis discos – “Raízes do franco”, de 1982, “A dança das folhas”, de 1985, “Pomar dos deuses”, de 1992, “Brisa aos homens”, de 1999, “Jogo do jogo”, de 2007, e agora, “Fogo e ar”, de 2016. 

 

             

“É difícil encontrar um artista que faz da sua arte uma interligação com a própria vida. Grande parte dos artistas possuem duas ou mais imagens, e a que transparece no palco é bem diferente daquela apresentada no cotidiano. Com Lucena isso não acontece.  A sua arte é ele próprio. A sua proposta musical reflete o seu ideal de vida contida na sonoridade de sua música e de sua poesia. Romântico e essencialmente místico, Cacá Lucena acredita no aprimoramento do homem como ser sensitivo.  Lucena goza de um respeito e prestígio que poucos artistas, mesmo vivendo em grandes centros não conseguem ter. É um artista extremamente talentoso, dono de uma voz bela e calibrada, e mantém a mesma simplicidade, transformando o ato de cantar numa atitude tranquila”(Carlos Felipe –Jornalista e folclorista).

Lucena acredita que o maior diferencial da nossa música está no “jeito de fazer” do artista brasileiro, que ele chama de “unidade da mistura”, concebendo sem xenofobia a diversidade cultural do mundo, em um país que se consolida culturalmente pela capacidade do seu artista em absorver e processar informações.

                                    DA  APRESENTAÇÃO MUSICAL

A apresentação musical de Carlos Lucena(Voz,violão, gaita e teclado), conta com a participação dos filhos Daniel Lucena (Baixo e violão) e Fernanda Lucena (Voz, sax e flauta), que apresenta uma voz poderosa e afinada protagonizando ótimos momentos pra quem ouve os discos e pra quem assiste ao espetáculo. O show tem como base o trabalho autoral de Carlos Lucena(Cacá) e visa a estimular  o interesse por uma estética musical que tem pouca visibilidade midiática atualmente no Brasil, mas que sempre traduziu e traduz sentimentos que levam as pessoas a buscarem a consolidação de uma cultura bela e instigante. O repertório do show mescla trabalho autoral com canções de outros autores da nossa MPB e da música internacional, que comungam na mesma