... PELOS TRILHOS DA ESTRADA DE FERRO VITÓRIA-MINAS : “ALGUMA POESIA”

Por : Pettersen fiulho

Destino corriqueiro dos Mineiros em Férias, todo mês de Julho e Janeiro, corroborando com as férias escolares, o Espirito Santo está bastante acostumado a receber levas de gente vinda de Minas Gerais, rumo às suas Praias, Guaraparí e Conceição da Barra, muito desse trajeto feito por Via Férrea, através da Estrada de Ferro que liga Belo Horizonte à Vitória, pala Companhia Vale do Rio Doce, uma das únicas que restaram, ainda em funcionamento, desde as famigeradas Privatizações, sendo tal trajeto algo ainda meio que uma aventura, passando por cidadezinhas do interior, com muita gente vendendo quitutes e iguarias, nos locais em que o Trem para, numa viagem confortável e romântica, de cerca de 12 horas de duração.

 

Viagem inusitada, sobretudo, ocorrerá no próximo dia 21/09, quando Poetas e Artistas Capixabas, farão o curso inverso, e sairão do Espirito Santo, rumo à Minas Gerais, para um Sarau de Poesias, & Artes, a se realizar na Capital Mineira, naquele Fim de Semana, também, resgatando a importância, e essencialidade, daquele meio de transporte na História e Desenvolvimento do País.

 

Iniciativa da Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, a ACLAPT-CTC (Clube de Trovadores Capixabas), através do seu Presidente, Clério José Borges, com apoio do Hostel & Cerimonial Inconfidente Mineiro, ocorrerá, em 22/09, Sábado, o Primeiro Sarau Poético Minas-Espirito Santo, em Belo Horizonte, às 20:00 hs, na Sede do Cerimonial, à Av. Deputado Anuar Menhem, 1075, na Região da Pampulha, aberto ao Público em geral, e com a participação de Poetas e Artistas de ambos os Estados.

 

Projeto Cultural que deve se repetir mais vezes, a empreitada, se assim podemos chamar, começará, para os Capixabas, ainda na véspera, dia 21/09, quando Poetas e Artistas Capixabas embarcarão em uma bucólica viagem, de Trem, à partir da Capital Capixaba, com chegada à noite em Belo Horizonte, onde devem ser recepcionados, ainda no Hostel, por Artistas e Poetas Mineiros, dando inicio ao dito “Sarau”, que na verdade, somente ocorrerá na noite seguinte, dia 22/09, no mesmo local.

 

Fim de Semana totalmente voltado à Cultura, após pernoite em Belo Horizonte, os Poetas e Artistas deverão sair na manhã do dia 22 para um tour em Ouro Preto ou Mariana, onde passarão o Dia, retornando à Belo Horizonte, para o Sarau, das 20:00 hs em seguida, onde haverá muita cerveja gelada, tira gosto, Musica e, logicamente, o Sarau Poético Minas-Espiríto Santo, também aberto ao Público.

 

Na ocasião o Escritor Capixaba Edilson Celestino Ferreira estará lançando em Belo Horizonte o seu mais recente Livro "Tudo em transformação" elogiado por Leonardo Boff em recente evento realizado em Vitoria ES.

 

Após pernoite no Hostel, manhã livre para passeios na Orla da Lagoa, Monumentos tombados, Mercado Central e Feira Hippie de Belo Horizonte. À tarde, Projeto Musical “Jovens Tardes de Domingo”, também no Cerimonial, das 14:00 hs à seguir, culminando com o Embarque dos Poetas e Artistas de fora, à noite, na Rodoviária de Belo Horizonte.

Vai ser imperdível. Maiores informações no site www.inconfidentemineiro.com.br ou no zap (31)996650965