RUPTURA À VISTA: ESQUERDA PETISTA COGITA CRIAR NOVA LEGENDA COM O BOULOS OU INGRESSAR NO PSOL

Por : Celso Lungaretti

Lá se vão quase dez meses desde que o Senado Federal extinguiu o mandato presidencial de Dilma Rousseff, selando a mais vergonhosa derrota da esquerda brasileira desde o golpe de 1964 – uma nova destituição de chefe do Governo sem resistência minimamente significativa, com a agravante de que, se daquela vez os tanques saíram à rua para intimidar João Goulart, em 2016 bastou um piparote parlamentar para despachar Dilma. 

 

E só agora, apesar da insistência da cúpula petista em evitar que o partido efetue o imprescindível processo de crítica e autocrítica, o bloqueio começa a ser rompido: os quadros mais consequentes já se reúnem com outras forças para tirarem as conclusões que se impõem, discutindo as causas do fiasco e buscando novas linhas de atuação para substituírem as que fracassaram rotundamente.

 

Folha de S. Paulo noticia que, na tarde e noite do último domingo (18), alguns petistas mais consequentes estiveram reunidos com dirigentes do PSOL e representantes de movimentos de esquerda a fim de traçarem "uma estratégia conjunta para a oposição". 

 

 

Segundo a repórter Cátia Seabra, o anfitrião foi Guilherme Boulos, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, que convidou, entre outros, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ); o ex-ministro da Justiça Tarso Genro; o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) e o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL-RJ).

 

Decidiram insistir na elaboração de uma plataforma comum da esquerda, proposta que já foi rechaçada duas vezes pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (uma delas ao discursar no recente Congresso Nacional do PT). 

 

Neste sentido, promoverão debates públicos e via internet, visando à formulação de um "programa mais à esquerda", que "vá além" da timidez dos governos petistas. A reforma do sistema tributário, uma auditoria do sistema da dívida e o controle da mídia serão alguns dos assuntos em discussão, de acordo com a notícia.


Também estaria sendo cogitada a possibilidade de a chamada esquerda petista deixar o partido, ou para formar uma nova agremiação juntamente com Guilherme Boulos, ou em direção ao PSOL.


A pá de cal parece ter sido a postura atual do Lula, de deixar tudo como está para ver como fica, tendo feito declarações do tipo "depois dos discursos inflamados, tem que chegar em casa e colocar na balança, para saber se ele é exequível". 

 


Lula chegou ao cúmulo de dizer que, para governar, é preciso fazer alianças com os eleitos – ou seja, prega a repetição dos mesmíssimos erros que conduziram aos infernos do mensalão e do petrolão, além da descaracterização e domesticação graduais que o PT vem sofrendo desde a desastrosa opção pela conciliação de classes.

 

E não poderia faltar a nota pitoresca: segundo Tarso Genro, os participantes da reunião teriam feito um acordo para evitar que sua realização vazasse para a imprensa. Mas vazou, como tudo vaza nos círculos políticos, governamentais e jurídicos. Somos o país da incontinência verbal... e de incontinências piores também.

 

Por último, como avaliarmos a iniciativa desses companheiros? A coisa ainda está embrionária, mas uma certeza existe: a esquerda chegou ao fundo do poço e, pior do que está, não pode ficar. Quaisquer mudanças de rumos têm, portanto, enormes chances de serem para melhor.

 

OUTROS POSTS RECENTES DO BLOGUE NÁUFRAGO DA UTOPIA (clique p/ abrir):

O VIÉS AUTORITÁRIO DO FESTIVAL DE DELAÇÕES PREMIADAS QUE ASSOLA O PÁIS

JOESLEY É PEGO DE NOVO NA MENTIRA

HÁ UM ASSUNTO EM QUE A CONCORDÂNCIA ENTRE LULA E TEMER É TOTAL

"O BARÃO DA CARNE AINDA NÃO SE DEU CONTA DA AVERSÃO QUE SUA FIGURA PASSOU A DESPERTAR"

NÃO SE APOSTA NO "QUANTO PIOR, MELHOR!" QUANDO AS FICHAS SÃO OS TORMENTOS DO NOSSO POVO SOFRIDO"
DALTON ROSADO: "O ADEUS ÀS ILUSÕES E ALGUMAS LIÇÕES HISTÓRICAS".

COMO O PT NÃO VAI MESMO FAZER A LIÇÃO DE CASA, CONTENTEMO-NOS COM O FREI BETTO E SUA "AUTOCRÍTICA DA ESQUERDA"...

DESTA VEZ O PALHAÇO QUASE CONSEGUIU BOTAR FOGO NO CIRCO. E TENTARÁ DE NOVO!

FORO PRIVILEGIADO: TUDO COMO DANTES NO QUARTEL DE ABRANTES.

MÚSICOS E CANÇÕES QUE ILUMINARAM A MINHA VIDA: VEJA A SÉRIE COMPLETA AQUI.