BARACK OBAMA : QUE TRASEIRO CHUTAR ???

Por : Pettersen Filho
Mandatário - mor , Líder Supremo, Comandante-em-Chefe das Forças Armadas mais Poderosas do Planeta, o que era até bem pouco tempo atrás, inconcebível, o Presidente dos Estados Unidos da América do Norte, Barack Hussein Obama , referindo-se ao Acidente Ambiental , de proporções jamais vistas antes, no Golfo do México , imputando culpa negligênciosa a BP -British Petroleum , na sua busca, perante a Opinião Pública , por culpados, ao informar-se, impotente, alegando que, se o Presidente da Empresa fosse seu empregado, o demitiria, declarou-se, ademais, indeciso quanto a duvida reinante, segundo as suas próprias palavras:
Que traseiro chutar ?
Sem, contudo, conseguir desvencilhar-se das suas próprias culpas, Ele, Obama , na condição de Presidente da Maior Democracia do Planeta, justamente, a mais depurada, desde que Thomas Jefferson e George Washington demandaram, em 1776, a Revolução Americana , incendiando o Mundo com os anseios de Liberdade , a mesma Liberdade que trouxe, pela primeira vez na História, um Negro , de Origem Islâmica à Presidência Suprema dos EUA, sendo Ele próprio, o Obama , o Presidente, no entanto, parece impotente, diante dos desafios que se lhe apresentam, em contradição com as promessas de Campanha , de retirar os EUA do atoleiro em que se meteram, em Guantanamo , no Afeganistão , Paquistão e Iraque , enquanto assiste, inerte, Israel , seu mais tradicional aliado no Oriente Médio, impor, contra a vontade, aparente, dos EUA, assentamentos na Cisjordânia e o Bloqueio Assassino à Gaza , sem que, Ele, Obama , nada possa fazer para mudar o curso dos acontecimentos.
Pego de calças arriadas, justamente quando o Estado da Califórnia se preparava para lançar uma Legislação Permissiva de prospecção de petróleo em águas profundas, tal qual no Golfo do México, a revelia da Agência Ambiental Americana , apenas revista pelo Governador Swazneger diante do incontroverso desastre, ao mesmo passo que assiste, impotente, estados como o do Arizona apresentar uma Legislação Xenófoba quanto aos Imigrantes Mexicanos , passiveis de sujeição a crime e prisão em flagrante, bem ao contrario das suas promessas de distensão política, Obama , de uma espécie de Herói Popular , do Tipo Coca-cola Diet , adepto a Pop Music e ao Funk , ovacionado pelo Povo, ao iniciar seu Mandato, ao revés dos seus predecessores, do tipo George Walker Bush e Ronald Reagan, mais próximos do Anti-heroi , Cowboy Americano , a peregrinar pelo Velho Oeste , e Pradarias Asiáticas , a distribuir um tipo egocêntrico, e particular, de Justiça , parece, ademais, titubear, diante dos desafios que se lhe apresentam, na árdua tarefa de impor ao Mundo a, já, caquética, Hegemonia Americana ?
Fosse em tempos da Guerra Fria , do Bloqueio a Cuba ou da Guerra da Coreia , em que do Presidente dos Estados Unidos, contemporâneo a Stalim ou Nikita era de se esperar a Voz de Comando , em que era possível, através de uma simples Ordem , acionar todos os arsenais atômicos do Planeta, a atual indecisão de Obama poderia ser olhada, perante os inimigos, como evidente sinal de fraqueza.
Mas, não!
Assim, enquanto Obama , sem se olhar nos espelho, procura os Culpados que aflijam seu Mandato, mais preocupado em satisfazer a Opinião Pública Americana , do que levar os eventuais transgressores ao Cadafalso do Capitalismo , e das suas Regras de Risco , mesmo que diante de uma fatalidade, inexorável, como o Acidente no Golfo, há, contudo, os que se indagam, diante da fragilidade aparente de Obama , ao vislumbrem que, ao invés de procurar um Traseiro para chutar , como o faz Obama , pior ainda do que Chutar todos os traseiros do Mundo , como também o faz, parece-nos, ademais, ainda pior, a nítida sensação, que fica, no episódio, após intensa Caça às Bruxas , de que Obama não conseguirá, de fato, Chutar traseiro algum.
Voltar |